"Dia D" da Vacinação Contra a Gripe será realizado neste sábado

04/05/2019

O Dia D de mobilização contra a gripe ocorre neste sábado (4) em todo o país. A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que mais de 41 mil postos de saúde permaneçam abertos em todos os estados ao longo do dia. Em Sorocaba, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam das 8h às 17h para vacinar quem não puder comparecer durante a semana. Adultos com 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da área de Saúde, portadores de doenças crônicas, gestantes, professores de escolas públicas e privadas e puérperas, devem se vacinar.

Até o dia 26 de abril, 32.021 pessoas foram imunizadas. O cronograma da vacinação segue até dia 31 de maio, quando oficialmente termina a campanha. A população estimada a ser vacinada dos grupos é de 175.543 pessoas com meta de 90%.

Para se vacinar, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e levar o documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação. Os endereços das 32 UBSs podem ser consultados no site: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude .

Ação de combate ao Câncer Bucal

As Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba realizam neste sábado (4), uma campanha de orientação e prevenção sobre o câncer bucal. Aproveitando a abertura das unidades para a vacinação da gripe, das 8h às 17h, os dentistas abordarão as pessoas que comparecerem para esclarecer sobre o câncer de boca e avaliar aqueles que precisarem.

Os exames são indicados principalmente para as pessoas que possuem alguma ferida que não cicatriza há mais de quinze dias. A avaliação também estará disponível para aqueles que tenham algum fator de risco, como fumantes e usuários de prótese. A campanha de saúde bucal ocorrerá ao longo do dia nas UBSs e em horários estabelecidos em cada uma delas. Casos suspeitos identificados serão encaminhados para mais exames. Secom/Sorocaba(04/05/19)

Tweets
Voltar ao Início