Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em Sorocaba

16/04/2017

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (17), em Sorocaba (SP), e devem ser imunizados mais de 145 mil moradores. Cerca de 20 mil doses estão disponíveis para a primeira etapa, que atende durante a semana trabalhadores da área da saúde e idosos.

Na outra semana, a partir da segunda-feira (24), podem tomar as doses gestantes até 45 dias após o parto e crianças de 6 meses até 5 anos. Já na semana seguinte, a partir do dia 2 de maio, é a vez de quem sofre com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão.

A meta de imunização, que era de 80% em 2016, subiu para 90% este ano. Agora também estão no grupo prioritário professores da rede pública e privada de ensino. Com isso, a estimativa é imunizar 145.278 pessoas.

O dia "D" da campanha é 13 de maio. A partir da data todos esses grupos poderão tomar as doses da vacina contra influenza. No entanto, para as pessoas acamadas, quatro equipes da Secretaria de Saúde vão até as casas dos pacientes cadastrados para aplicar a vacina.

"Ela [vacina] vem para prevenir a influenza, que é uma doença que quando acomete esses grupos prioritários aumenta e muito o risco de complicações", afirma a supervisora do setor de imunização da secretaria, Daniela Malaquias.

O aposentado Ari Pinheiro, de 64 anos, contou que desde os 60 anos toma a vacina e garante que pretende garantir a imunização no início da campanha que continua até o dia 26 de maio. Em Jundiaí, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 11h da manhã e das 13h às 16h30.

Fonte: G1

Tweets
Voltar ao Início