Crianças aprendem sobre a posse responsável de animais no Férias na Bica

10/01/2019

O Parque da Biquinha recebeu ontem (9) 40 crianças para o primeiro dia da programação gratuita do Férias na Bica. Até sábado (12), divididas em grupos, elas vão participar de diversas atividades lúdicas para aprender mais sobre a posse responsável de animais domésticos, como cães e gatos. 

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o curso de férias tem como título “Pet não é brinquedo mas gosta de brincar”. “O nosso intuito é estimular nas crianças a diferenciarem os animais domésticos dos silvestres e o conceito de bem-estar animal”, conta o titular da Sema, Jessé Loures. 

As crianças vão aprender como conviver e respeitar os animais domésticos, compreender o que é a posse responsável, conhecer os direitos dos animais e principalmente descobrir que animalzinho não é brinquedo, mas pode fazer parte da vida e da família e ser um grande parceiro nas brincadeiras da criança, estimulando ela a aprender respeito, cuidados e desenvolver o amor ao próximo e com o meio ambiente em que ela vive. 

Neste primeiro dia da programação, divididos em grupos, os pequenos fizeram dobraduras de cães e gatos e ainda assistiram um teatro de fantoche no qual o cachorro conta ao público infantil as suas necessidades e o que ele precisa para ter uma vida saudável. Na sequência, a equipe de Educação Ambiental da Sema levou os grupos para uma trilha no Parque da Biquinha e contou a história do espaço ecológico. 

Os meninos e meninas participaram de jogos cooperativos e ainda receberam carteirinhas individuais, na qual todos os dias vão ganhar um carimbo em formato de pata do animal para registrar a presença. “A nossa ideia com isso é trabalhar a importância da vacinação. Os animais também têm carteirinha e precisam ser vacinados contra algumas doenças”, explica a educadora da Sema, Cristiane Crispim.

O Parque da Biquinha está localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. O telefone é (15) 3224-1997. 

Tweets
Voltar ao Início