Dia da Árvore será comemorado em Sorocaba com programação especial neste mês de setembro

10/09/2019

Sorocaba terá uma programação especial e gratuita neste mês de setembro para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro). Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), as atividades têm início na manhã deste sábado (7), com plantio de 30 exemplares arbóreos numa área do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados, e a “Passarinhada” (Coaves Kids) no Parque da Biquinha, ambos envolvendo crianças.

Destaques da programação

Entre os destaques da programação está a doação de 300 mudas de árvores e a exposição de animais taxidermizados da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas no dia 16 de setembro, às 9h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

Outra atração será o Workshop “Arborização Urbana em Sorocaba – Desafios e Potencialidades” no dia 19 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Pela manhã serão realizadas palestras na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Já no período da tarde, ocorrerá um minicurso no Parque Natural “Chico Mendes”. Os interessados em participar já podem se inscrever no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.

Sorocaba também terá o Hora Verde no dia 20 de setembro, das 9h às 10h, com plantios de árvores simultâneos na cidade. A Sema convida a população a participar da ação ambiental no Parque da Biodiversidade, no Parque Natural “Chico Mendes”, no Parque da Biquinha, no Parque Natural do Ouro Fino e no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.<o:p></o:p>

No dia 21, a partir das 8h30, terá o Dia Mundial da Limpeza, com mutirões de limpeza às margens do rio Sorocaba, entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, e numa área pública do Jardim Piazza Di Roma, ao lado da E.E. “Rafael Orsi”. Também no dia 21, às 19h30, a população está convidada a conferir a inauguração da Iluminação Cênica do Palacete de Cristal do Jardim Botânico.

Já no dia 22 de setembro, das 9h às 12h, terá o Pedala do Rio Sorocaba, que visa sensibilizar os participantes com relação ao rio Sorocaba. De bicicleta, percorrendo a ciclovia num trecho que vai do Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) até o Jardim Botânico, as pessoas vão saber curiosidades sobre o mais importante manancial da cidade. A atividade também comemora o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro). Para participar, as pessoas já podem se inscrever no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Estão sendo oferecidas 40 vagas.

A programação ainda contará com o 1º Seminário do Bambu em Sorocaba, no dia 14, das 8h às 17h, no Jardim Botânico. As inscrições já foram encerradas. Outro evento será o 1º Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão de Sorocaba e Região no dia 29 de setembro, das 8h às 12h, no Jardim Botânico. As inscrições também deverão ser feitas pelo site da Sema a partir do dia 14 de setembro. Fonte e imagem: Secom/Sorocaba

Tweets
Voltar ao Início