Dois cães são resgatados de imóvel abandonado na Vila Jardini

07/02/2020

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou ontem (6) o resgate de dois cachorros irmãos, sendo um macho e uma fêmea, com idade estimada de três anos, que estavam num imóvel abandonado na Vila Jardini, em Sorocaba. A ação foi realizada com a presença do secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, e da chefe de Divisão de Zoológico e Bem Estar Animal, Josiane Gomes Tavares Lise. 

A denúncia chegou através do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA). Para realizar o resgate, a Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema primeiramente entrou em contato com o proprietário da casa, que mora em Minas Gerais (MG), que autorizou a entrada da equipe na residência para o resgate. Os antigos inquilinos deixaram o local há alguns dias, abandonando os dois cachorros.

Os vizinhos, ao perceberem a situação de maus-tratos, alimentaram os dois cães e fizeram a denúncia. O quintal do imóvel estava sujo, com fezes, e os cães estavam com fome e sede. Nesse período, eles se alimentaram das frutas das árvores do quintal. 

Os animais foram levados ao Abrigo Municipal e numa primeira avaliação eles estavam com peso abaixo do normal, porém aparentemente bem. Eles já receberam da equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal os nomes Bonnie e Clyde. Agora passarão por um período de observação e, se ainda não forem castrados, passarão por cirurgia. Na sequência, após recuperação, serão colocados para adoção.

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema vai registrar um boletim de ocorrência e, posteriormente, autuará os responsáveis. De acordo com a lei municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, que trata da proibição à prática de maus-tratos e crueldade contra animais em Sorocaba, nos casos de abandono de animal sadio ou doente, é aplicada multa de R$ 3 mil por animal.

O Abrigo Municipal fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira, e a visita pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006. Secom/Sorocaba

Tweets
Voltar ao Início