Fenômeno na Praça Frei Baraúna é fio de seda formado por ácaros

05/05/2018

O secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures, e uma equipe de biólogos da secretaria foram ontem de manhã(4) à Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba, para verificar o fenômeno das “teias de aranha” que vem chamando atenção da população. Técnicos analisaram e identificaram que na verdade tratam-se de fios de seda formados por uma espécie de ácaro, chamado de ácaro vermelho (Tetranychus lintearius).

De acordo com Jessé Loures, com a identificação agora a Sema vai realizar o controle do ácaro. “A espécie suga a seiva da grama e, consequentemente, ela pode acabar morrendo. Felizmente as raízes estão sadias e conseguiremos recuperá-las. É importante também esclarecer que não há nenhum risco à população, pois o ácaro é um parasita de plantas e só está atacando a grama amendoim na cidade”, destaca.

O controle continuará sendo feito na próxima semana com a aplicação de técnicas agrícolas e, se necessário, o serviço de roçagem da planta afetada. Além da Praça Frei Baraúna, na manhã desta sexta-feira a equipe da Sema identificou a presença do ácaro vermelho e os fios de seda no gramado do Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas”. O controle da espécie também será feito no local. Secom/Sorocaba(05/05/18)

Tweets
Voltar ao Início