Força-Tarefa intensifica papanicolau nas UBSs

07/10/2017

Com o objetivo de promover saúde e disparar orientações em cada canto de Sorocaba, a Secretaria de Saúde está realizando uma Força-Tarefa que visa intensificar o exame de papanicolau nas Unidades Básicas. A ação é em virtude do movimento mundial “Outubro Rosa”.

Para participar, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência portando documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Caso não possua o cartão SUS, a unidade fornece o serviço de cadastro e entrega do documento. Se a munícipe for usuária de alguma unidade, é importante levar o cartão do centro de saúde além dos documentos já citados.

Tradicionalmente e afixado, o exame de papanicolau é oferecido em todas UBSs, mas por conta do Outubro Rosa, o Núcleo Gestor da Atenção Básica, decidiu intensificar e expandir a agenda para esse atendimento. Atualmente Sorocaba conta com 32 Unidades Básicas de Saúde localizadas em regiões estratégicas.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.

As atividades do outubro rosa se iniciaram na última segunda-feira (02) e dão sequência até o dia 27 desse mês.

Dia D na UBS Vila Barão

Exclusivamente neste sábado, a Unidade Básica da Vila Barão, situada na rua Afonso Muraro, 41, promove sua força-tarefa de papanicolau das 8h às 17h. O atendimento é segmentado às usuárias da unidade e para mulheres não usuárias, desde que residam próximo da UBS. Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br(07/10/17)

Tweets
Voltar ao Início