Horário de verão termina no próximo dia 17

12/02/2018

O próximo final de semana vai ser um pouco mais longo em 10 estados do país e no Distrito Federal. Termina à zero hora do próximo domingo (18) o horário de verão e, com isso, os moradores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul terão de atrasar os seus relógios em uma hora.

Na prática, isso faz com que o sábado ganhe uma hora a mais. Dessa forma, os relógios desses estados voltam a ficar sincronizados com as demais regiões do país que seguem o fuso horário de Brasília.

Amada por muitos e odiada por outros tantos, a mudança atual no horário está em vigência desde o último dia 15 de outubro e é uma determinação federal feita para economizar energia. Com ela, o Ministério de Minas e Energia reduz o consumo em boa parte do território nacional nos horários de pico, evitando o uso de usinas térmicas. Em 2016, o horário de verão resultou uma economia de R$ 162 milhões aos cofres públicos. (Gazeta do Povo)

Tweets
Voltar ao Início