Jardim Botânico ganhará 200 árvores nativas da Mata Atlântica

23/11/2019

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” ganhará neste sábado (23), a partir das 9h30, o plantio de 200 árvores nativas da Mata Atlântica. As mudas de 40 espécies são provenientes do viveiro da Floresta Nacional de Ipanema (Flona Ipanema), que foram doadas, e vão ajudar na restauração de uma área de 1 mil metros quadrados.

A ação será realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e contará com o apoio de aproximadamente 30 colaboradores da empresa Apter. O plantio ainda integra o projeto “Implantação de espécies de Mata Atlântica em área dominada por Leucenas”, elaborado pelo biólogo da Sema, Cristians E. G. Leite.

O objetivo é implantar a coleção, monitorar as plantas e executar ações de manejo até que elas se estabeleçam e substituam a vegetação existente no local que, atualmente, tem predomínio de plantas da espécie leucena, uma planta invasora que, uma vez instalada, torna a sucessão ecológica muito difícil de acontecer em uma área.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o espaço ganhará espécies como aracá-do-mato, aroeira-preta, cabreúva-vermelha, canela-preta, jequitibá-branco, entre outras. Secom/Sorocaba

Tweets
Voltar ao Início