Multas na Zona Azul começam a ser aplicadas em Sorocaba

11/04/2017

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, deu início ontem (10) à fiscalização da Zona Azul. O objetivo do Governo Municipal é de, principalmente, aumentar a oferta de vagas de estacionamento, através da rotatividade.

Esta nova etapa da revitalização do estacionamento rotativo compreende não apenas a fiscalização das vagas da região central da cidade por agentes de trânsito da Urbes, mas também o combate ao comércio clandestino de cartões e a coibição da atuação dos guardadores de carro, mais conhecidos como “flanelinhas”, realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), com  apoio das câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) de Trânsito da Urbes.

De acordo com a Urbes, neste primeiro dia de fiscalização, das 9h às 14h30, 127 condutores foram autuados por descumprirem as regras do estacionamento rotativo. Além disso, a GCM flagrou a comercialização irregular de folha da Zona Azul em um estabelecimento comercial localizado na Rua Monsenhor João Soares. Além de não ser um posto de venda autorizado pela Urbes, o local comercializava cartão do estacionamento rotativo com valor adulterado. No local foram apreendidos 62 cartões, sendo 52 com valor adulterado para R$ 2 e outros 10 sem adulteração.

A ação é baseada no que determina a lei municipal nº 5.320, de 24 de dezembro de 1996, que proíbe a comercialização de cartões da Zona Azul por pessoas não credenciadas. Já os guardadores de carros são abordados e orientados para que deixem o local em razão do exercício ilegal da profissão.

A população pode denunciar qualquer um dos casos pelos telefones 156 (prefeitura), 199 (Defesa Civil), 153 (GCM), 118 (Urbes) e ainda pelo Fale Conosco (www.urbes.com.br).

Zona Azul- Ao todo, são 815 vagas distribuídas em 28 vias da cidade. O sistema funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Quem for flagrado de maneira irregular está sujeito à multa de R$ 195,13, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. As áreas delimitadas da Zona Azul são proibidas para motos e caminhões. Porém, segundo a Urbes, recentemente foram criadas mais 120 vagas de estacionamento exclusivo para motocicletas na região central da cidade, chegando com isso, a 296 vagas para motos.

 

Fonte-Secom/Prefeitura Sorocaba(11/04/17)

 

Tweets
Voltar ao Início