Pedala Rio terá a segunda edição neste sábado

07/06/2019

A  Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba promove neste sábado (8), a partir das 9h, a segunda edição do Pedala Rio Sorocaba. A atividade, que será realizada utilizando bicicleta como meio de locomoção, abordará os principais aspectos históricos e ambientais do Rio Sorocaba e terá como objetivo uma maior aproximação da população ao rio, além de estimular o uso da bicicleta como transporte e enfatizar a importância da malha ciclo viária sorocabana, segunda maior do país.

A atividade iniciará em frente ao Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA), onde os participantes receberão as orientações iniciais e terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e algumas curiosidades sobre o Rio Sorocaba. “A educação ambiental é a ferramenta principal para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, e o Pedala Rio é um projeto que possibilidade atividade física e educação ambiental concomitantemente”, ressalta o secretário da pasta, Jessé Loures.

Ao longo do trajeto os participantes terão a oportunidade de verificar o registro da maior enchente enfrentada por Sorocaba, no ano de 1929, receberão informações sobre a coleta e tratamento de esgoto do município e a importância para a manutenção da qualidade do rio. Conhecerão os plantios realizados ao longo do rio como forma de recuperação de mata ciliar, além de observar a fauna associada ao Rio Sorocaba, sendo comum a presença de inúmeras espécies de aves, peixes, ratão-do-banhado, cágados e até mesmo jacarés-de-papo-amarelo, sendo essa biodiversidade um fator de indicação da qualidade ambiental do rio Sorocaba.

O Pedala Rio Sorocaba está previsto para iniciar às 9h com finalização às 11h no Parque da Águas, a atividade é aberta ao público em geral, no entanto, crianças deverão estar acompanhadas obrigatoriamente de um adulto responsável. O participante deverá estar com sua bicicleta, sendo recomendado o uso de todos os equipamentos de segurança para a prática do ciclismo, bem como uso de boné/chapéu, protetor solar e uma garrafa de água para hidratação ao longo do trajeto.

Vale lembrar que é uma atividade gratuita, não há necessidade de inscrição prévia, bastando comparecer ao CEA Rio Sorocaba a partir das 8h30. Em caso de chuva, a atividade será cancelada e para mais informações entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins por meio do e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ( Secom/Sorocaba)

Tweets
Voltar ao Início