Prefeitura de Sorocaba em parceria com a Santa Casa realiza mutirão de quase 700 cirurgias

01/08/2018

Em julho de 2017, Sorocaba aderiu à estratégia de ampliação dos procedimentos cirúrgicos eletivos lançada pelo Ministério da Saúde e sediou um mutirão de cirurgias eletivas. Ao todo, foram realizados aproximadamente 700 procedimentos de vesícula, retirada de útero e hérnia. Os atendimentos ocorreram na Santa Casa de Sorocaba. Na noite da última segunda-feira (30), a última cirurgia foi realizada, encerrando o mutirão.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, essa ação foi muito importante para a região de Sorocaba. “Essa ação iniciou quando a Santa Casa estava sob gestão da prefeitura e concluiu com a gestão do padre Flávio. Vamos continuar lutando por mais melhorias”, explica a titular da pasta.

O mutirão atendeu pacientes da cidade e da região, conforme regulação do Estado, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-16). A distribuição das vagas foi proporcional à população e a expectativa foi que até 25% dos atendimentos fossem para sorocabanos. Os recursos federais foram destinados a Sorocaba, por meio do Fundo Municipal de Saúde para custeio dos procedimentos. As cirurgias foram feitas por profissionais do próprio hospital.

A realização do mutirão foi viabilizada pela portaria nº 1.294, do Ministério da Saúde, que define a estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos no âmbito do SUS para o exercício de 2017. A portaria é de 25 de maio de 2017 e a partir dela foram destinados R$ 54,2 milhões de recursos para cirurgias no Estado de São Paulo. Através do DRS-16, Sorocaba foi contemplada com R$ 1.139.772,89 para atendimento da cidade e da região e fez a adesão ao programa selecionando os procedimentos que podem ser feitos na Santa Casa local. Secom/Sorocaba

Tweets
Voltar ao Início