Procon orienta consumidores sobre as compras do Dia das Mães

09/05/2019

No próximo domingo, 12 de maio, será comemorado o Dia das Mães, segunda data mais movimentada para o comércio depois do Natal. Por isso, além de manter fiscais do Procon Sorocaba nas ruas da cidade, o orgão vem orientando consumidores e comerciantes sobre as vendas que aumentam nesse período. E é justamente nesses dias que antecedem a data que as vendas costumam aumentar.

Na hora das compras, é necessário que o consumidor fique atento ao produto que está adquirindo. Para compras em lojas físicas, é necessário verificar a politica de troca oferecida pelas empresas, já que a troca não é obrigatória, e qual prazo para quem realiza a troca. Outra orientação do Procon Sorocaba é que sempre exija a nota fiscal da compra, pois ela é a garantia dos seus direitos.

O Superintendente do Procon, Laerte Molleta, faz o alerta para que os consumidores fique sempre atentos para evitar transtornos futuros: “Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem até sete dias de arrependimento para devolver a compra independente se tiver com defeitos. Neste caso, a forma de troca deve ser verificada junto a empresa fornecedora”, reforça Laerte, que ressalta que a orientação vale para qualquer época do ano, independente de datas comemorativas.

Ainda nessa linha de compras online, para quem gosta de adquirir produtos importados é essencial verificar a origem dos artigos, sua autenticidade e se contém etiqueta com todas as informações necessárias.

Para aqueles que querem fugir dos tradicionais produtos como roupas e calçados, a alternativa podem ser as cestas de café da manhã que também merecem atenção especial. É importante verificar a validade dos produtos e se todos os que foram relacionados no anúncio compõem a cesta, além da data, local e horário da entrega são disponibilizados pela empresa.

O Procon Sorocaba mantém-se à disposição dos fornecedores para sanar dúvidas acerca das informações em produtos e serviços, na Avenida Antonio Carlos Comitre, 331 Portal da Colina. Aos consumidores, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 151, pela Central de Atendimento no site da Prefeitura de Sorocaba (sorocaba.sp.gov.br), pelo aplicativo do Procon disponível para Android e App Store ou também nas unidades descentralizadas do orgão que funcionam nas Casas do Cidadão. Secom/Sorocaba(09/05/19)

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