Saúde de Sorocaba realiza 1.287 exames de hepatite na campanha Julho Amarelo

08/08/2018

A Secretaria de Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, realizou, durante o mês de julho, a campanha “Julho Amarelo” e um total de 1.287 exames de hepatite foram efetuados. Com a missão de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, na última semana do mês foram realizadas ações com testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações referentes à campanha nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Dos mais de mil testes realizados, 20 foram positivos para hepatite C. Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 30 e 40 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV, sífilis e hepatites B e C. 

De acordo com a a organizadora da campanha e coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o enfoque da campanha neste ano foi ofertar o exame da Hepatite C para as pessoas que ainda não tinham se testado, especialmente aos homens maiores de 40 anos. “A intenção foi levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano”, explica Helena.

Helena também conta que as atividades não ficaram limitadas dentro das unidades e que houveram atividades territoriais externas em prol da população, inclusive com a ajuda dos residentes da saúde. “Algumas equipes realizaram ações em praças e no último dia da campanha, no sábado, fizemos um trabalho especial na Praça Cel. Fernando Prestes que realizou 275 exames das 9h às 15h”, relata a coordenadora.

Apesar do número de testados estar abaixo do esperado, a taxa de positividade surpreendeu. “Isto indica que muitas pessoas estão com hepatite C, mas ainda não foram detectadas. Houve um esforço louvável por parte das UBSs, pelos presídios da cidade e pela equipe do CTA/SAME”, completa Helena.

As pessoas que não conseguiram fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA/SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Secom/Sorocaba(08/08/18)

Tweets
Voltar ao Início