Secretaria da Saúde de Votorantim realiza Semana Especial de combate à dengue

11/02/2019

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), inicia nesta segunda-feira (11) as ações da Semana Especial de Combate à Dengue, com visitação dos agentes de saúde, casa a casa, na região da Vila Garcia. 

A ação faz parte da adesão do município ao Plano Estadual de Combate à Dengue, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde para alertar a população sobre o risco oferecido pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, assim como a importância da participação popular na prevenção. 

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, agentes do Centro de Controle de Zoonoses visitarão as residências daquela região na segunda e na terça-feira (12) e, paralelamente à visitação, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) realizam a limpeza no entorno. “Todos os dias, estaremos realizando visitas de porta em porta e ações de limpeza”, explica o secretário da Saúde, Junior Silveira. Durante as visitas, os agentes procuram por possíveis criadouros onde possam ser encontrados, como em água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, entre outros.

A diretora da Vigilância em Saúde, Nila Puglia, informa que na quinta (14) e sexta-feira (15), além das visitas, haverá ações de prevenção, com informativos à população, na região central da cidade. Ela explica ainda que o município aguarda o resultado da ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que é enviado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).  “O índice estava previsto para sair nesta sexta-feira (8), o que ainda não ocorreu, mas logo no início da semana já esperamos contar com os dados de modo a focar e ampliar as ações para as regiões mais críticas”, disse. 

A Secretaria da Saúde informa ainda que, diante de um caso autóctone (contraído na cidade), confirmado esta semana, já providenciou reforço, por meio de comunicados, dos protocolos de atendimento junto a todas as unidades de saúde, especialmente em relação à triagem e ao encaminhamento de casos suspeitos da doença. O caso foi confirmado na região central e todo o trabalho de bloqueio em casa a casa e nebulização já foram realizados.

A Sesa orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Secom/Votorantim(11/02/19)

Tweets
Voltar ao Início