Sobe para 24 o número de casos confirmados de sarampo em Sorocaba

04/09/2019

Sorocaba já conta com 24 casos de sarampo. A informação foi divulgada ontem através do Boletim Epidemiológico emitido pela Vigilância em Saúde. Devido ao momento atual da doença, a Secretaria da Saúde (SES) continua reforçando as orientações de vacinação para quem realmente necessita da vacina.

Desde o dia 12 de agosto, Sorocaba realiza a vacinação de sarampo em crianças entre seis e 11 meses de idade nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A nova medida acontece em decorrência da orientação determinada pelo Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a SES, as crianças vacinadas entre seis e 11 meses de idade deverão se imunizar novamente com a vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) quando completarem um ano. E aos 15 meses, deverá ser feita a vacinação da Tetraviral (SCR-Varicela). O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de um ano de idade e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias.

Além desse novo público, o esquema vacinal contempla pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias) e pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose). Cidadãos com 60 anos ou mais não precisam ser vacinados, pois essas pessoas já podem ter entrado em contato com o vírus e, por isso, estarem imunes ao sarampo. Os indivíduos que não tiverem como comprovar que receberam vacinas recomendas conforme calendário de vacinação, deverão comparecer nas UBSs para atualização de todas as vacinas, inclusive a de sarampo.

A vacina do sarampo está disponível nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link –http://saude.sorocaba.sp.gov.br/ . Secom/Sorocaba

Tweets
Voltar ao Início