Sorocaba inaugura Delegacia da Mulher 24h nesta quarta-feira

30/01/2019

O governador João Doria será recepcionado pelo prefeito José Crespo e demais autoridades nesta quarta-feira (30), para a inauguração do Plantão de Atendimento 24h da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, localizada no bairro Campolim. O funcionamento estendido da unidade vem sendo articulado pelo prefeito José Crespo desde o início de sua gestão, em janeiro de 2017, e deve se alinhar a toda estrutura de amparo às vítimas de violência doméstica e sexual oferecido pela prefeitura por meio da Casa Abrigo “Valquiria Rocha”, Cerem (Centro de Referência da Mulher) e pelo aplicativo do Botão do Pânico.

A DDM de Sorocaba foi a primeira do interior paulista, sendo inaugurada em 1985 pelo então governador Franco Montoro, e será a primeira no interior do estado a ter o plantão 24h. Há 34 anos, o local atende, protege e orienta mulheres, como explica a secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida, que também é fundadora do Centro de Integração da Mulher (CIM Mulher) e do Centro de Reabilitação do Autor em Violência Doméstica (Cerav), iniciativas que atuam em conjunto no combate da violência contra a mulher.

“Dentro da estrutura da proteção às mulheres em situação de violência existe na Comarca de Sorocaba, desde 2013, a Vara Especial da Violência Doméstica que, durante o ano de 2018, concedeu 545 Medidas Protetivas, dentre elas, 158 exigindo o afastamento do agressor do lar conjugal”, explica Cíntia, se referindo ao trabalho há anos desenvolvido em Sorocaba para a proteção à mulher.

Rede de acolhimento estruturada

Para Cíntia, o funcionamento 24h da DDM deve contribuir, ainda mais, com a rede de apoio já existente na cidade. “Por meio da atuação conjunta que Sorocaba possui, é possível notar uma resolutividade na questão do enfrentamento da violência contra a mulher, como nenhuma outra cidade da região possui”, afirma.

Vinculado à Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), o Centro de Referência da Mulher (Cerem) é um desses órgãos de atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica. O local oferece atendimento diário, com uma equipe especializada de psicólogos e assistentes sociais, assim como atua na construção de políticas públicas em defesa das mulheres de Sorocaba. Apenas em 2019, o Cerem realizou 162 atendimentos, concedendo 29 acessos ao aplicativo Botão do Pânico.

A Delegacia da Mulher de Sorocaba está localizada na rua Caracas, 846, Jardim América. A relação completa da rede de atendimento às mulheres pode ser conferida em http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/especial-364-anos-sorocaba-possui-rede/. (Secom/Sorocaba)

Tweets
Voltar ao Início