Sorocaba se une a Votorantim para exibição especial da Locomotiva 58

10/11/2017

A Locomotiva 58 terá uma participação especial na programação de aniversário de Votorantim, que completa 54 anos no dia 8 de dezembro, a exemplo de como ocorreu nas comemorações de 363 anos de fundação de Sorocaba (15 de agosto). A iniciativa será possível graças à parceria entre os municípios vizinhos e o Movimento de Preservação da Estrada de Ferro Sorocabana. É o que foi definido entre os prefeitos José Crespo e Fernando de Oliveira Souza, secretários municipais e a entidade sem fins lucrativos, em reunião ocorrida ontem (9) na Prefeitura de Votorantim.

Patrimônio histórico de Sorocaba, a famosa maria-fumaça foi construída em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, e permaneceu em atividades até os anos 1960. Em seguida passou a ser exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado no interior do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Após quatro anos sem manutenção periódica, a Locomotiva 58 voltou à ativa no aniversário deste ano de Sorocaba. Em sua apresentação, a maria-fumaça fez num primeiro instante um trajeto da Estação Paula Souza à ponte da rua 15 de Novembro, levando autoridades, como os prefeitos de Sorocaba e de Votorantim, e para encerrar se deslocou num trajeto de aproximadamente um quilômetro, até as proximidades da antiga fábrica de tecidos Santa Maria, localizada entre as vilas Assis e Hortência.

De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, em Votorantim, a maria-fumaça fará um trajeto de seis quilômetros, da Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba, até o início da avenida Luís do Patrocínio Fernandes, próximo à Prefeitura de Votorantim, na região central.

 

Para viabilizar a apresentação da Locomotiva 58, uma equipe da Prefeitura de Votorantim percorreu nesta semana o trajeto para verificar as condições dos trilhos. A partir de agora, será feito um mutirão para executar a limpeza e outras manutenções que sejam necessárias em alguns trechos do trajeto. Sorocaba vai colaborar e o prefeito José Crespo colocou sua equipe à disposição para ajudar no que for necessário. Fonte: www.sorocaba.sp.gov.br (10/11/17)

Tweets
Voltar ao Início