UBS Laranjeiras ganha horta com plantas medicinais neste domingo

31/08/2019

Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) contará com a horta de plantas medicinais em Sorocaba. A UBS Laranjeiras realiza neste domingo (1) às 10h o plantio de aproximadamente 100 mudas. O espaço servirá como terapia para os pacientes que terão acesso livre no cultivo e uso. Atualmente a cidade conta com 10 hortas.

Além da dispensação das plantas, os profissionais da saúde explicam a importância e uso de cada erva, além de distribuírem as plantas às pessoas que passam pela unidade. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), o projeto ajuda a estimular o autocuidado e consolidar as hortas das unidades como espaços de integração entre comunidade e equipe de saúde. Segundo a coordenadora da UBS Laranjeiras, Gabriela Ayres, serão plantadas ervas medicinais como cidreira, melissa, babosa, hortelã e alecrim. Além de tomate e hortaliças. O cultivo será cuidado por servidores e comunidade. ” O objetivo é fortalecer a horta como espaço de promoção da saúde e de participação social”, explica.

Atualmente, as UBSs que possuem hortas são: Nova Sorocaba, Habiteto, Ulisses, Éden, Escola, Haro, Cerrado, Simus, Carandá e Rodrigo. Essas unidades cultivam 59 plantas cultivadas, cinco se destacam por serem as mais populares no Brasil: babosa, camomila, guaco, boldo e gengibre. Essas plantas auxiliam em diversos problemas de saúde como feridas, queimaduras e inflamações na pele, rouquidão e problemas na garganta, problemas digestivos, azia e indigestão, vias respiratórias obstruídas e estados gripais, ansiedade e insônia. Secom/Sorocaba

Tweets
Voltar ao Início