UBS Maria Eugênia realiza força-tarefa de papanicolau neste sábado

06/10/2018

Dando continuidade às atividades em prol da Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Eugênia, realizará neste sábado (6) uma força-tarefa para coletar papanicolau e atender 20 mulheres que já foram agendadas durante os dias de semana. A ação acontecerá, das 7h às 12h, e também terá solicitações de mamografias às pacientes que possuem dificuldades para comparecer nos dias úteis.

 

Segundo a secretária de Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a intenção é que em várias oportunidades esses mutirões aconteçam em sábados para oferecer um atendimento flexível, além de efetuar a promoção da saúde na cidade. “O objetivo é identificar lesões sugestivas de câncer e encaminhar essas mulheres para investigação e tratamento. Nossa gestão é focada na prevenção e não na doença”, ressalta a secretária.

 

Para incentivar a reflexão sobre o tema e despertar a população para os cuidados de prevenção, a SES está preparando uma programação com várias atividades nas 32 UBSs entre os dias 15 e 26 deste mês, que serão divulgadas.

 

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente. Secom/Sorocaba(06/10/18)

Tweets
Voltar ao Início